Projeto Proinfo



PROJETO PROINFO INTEGRADO







ARTE E TECNOLOGIA







Membros do Grupo:
Cleuziregis R. F. GiraldI
Eva Nunes Idavino de Siqueira
Marisa Aparecida Marques Silva



PROJETO PROINFO INTEGRADO
ARTE E TECNOLOGIA

1.  PLANO DE AULA

1.1  Tema: Arte e Tecnologia

1.2  Justificativa:

 As tecnologias fazem parte do dia a dia da maioria das crianças, jovens e adolescentes que frequentam as escolas. Podemos observar que eles não encontram dificuldades no seu manejo, porém falta-lhes a competência e a responsabilidade para que possam desfrutar dessas mesmas tecnologias em benefício próprio e como ferramenta para construção do conhecimento. No Currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, encontramos algumas proposições na disciplina de Arte: Linguagens, códigos e outras tecnologias, precisamente no Caderno do Professor e do Aluno, as competências e habilidades necessárias que serão desenvolvidas durante o ano letivo. Portanto, é imprescindível que a disciplina de Arte, auxiliadas pelo uso correto das tecnologias, encontre os meios necessários para despertar nos alunos o uso correto dos aparelhos tecnológicos que se encontram em seu poder.

1.3  Objetivos:
Em conformidade com o Currículo da SEE do Estado de São Paulo, esperamos contemplar nos alunos as habilidades e competências adquiridas através das aulas desenvolvidas, as quais se encontram:
- Compreender, construir e ampliar conceitos sobre a linguagem do desenho e suas conexões com as diferentes linguagens artísticas;
- Relacionar e interpretar as potencialidades do desenho como registro;
- Operar com o desenho como modo de pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se nas diferentes linguagens artísticas.
Bem como:
- Criar nos alunos o interesse de utilizar programas específicos de computador para o desenvolvimento de aulas práticas de Arte e suas linguagens.

1.4  Público alvo: Ensino Fundamental – Ciclo II

1.5 Metodologia:

1ª e 2ª aulas:
- Expor aos alunos os objetivos e a avaliação associados a este projeto;
- Introdução:
·      O que é Arte Linear?
·      Alguns aspectos e características do seu desenvolvimento;
·      Por que desenvolvê-la em sala de aula?
·      Por que desenvolvê-la no computador;
·      Demonstrar algumas formas de arte linear através de imagens fixadas no quadro negro.
- Orientar o passo a passo do desenvolvimento da atividade no caderno de desenho.

3ª e 4ª aulas:
- Utilizando o data show, demonstrar o desenvolvimento de dois desenhos da Arte Linear, através da exposição do programa Word da Microsoft e quais ferramentas disponibilizadas neste programa que ajudarão os alunos a desenvolver a atividade.
- No laboratório de informática, acompanhar e orientar os alunos no desenvolvimento do primeiro desenho, intitulado “estrela”, utilizando o programa Word da Microsoft. Orientar o processo de “salvar como” para que os trabalhos sejam armazenados no pendrive de cada aluno.

5ª e 6ª aulas:
- Ainda utilizando o laboratório de informática, orientar os alunos no desenvolvimento do segundo desenho, intitulado “espiral”;
- Salvar os documentos no pendrive, encaminhá-los para a impressão;
- Orientar o desenvolvimento da resenha crítica pelos alunos;
- Avaliação e exposição dos trabalhos imprimidos nos painéis da escola.


1.6  Cronograma: Seis aulas de 50 min. cada:
- 1ª e 2ª aulas: Introdução, explicação dos objetivos e da avaliação junto aos alunos e desenvolvimento da atividade no caderno de desenho;
- 3ª e 4ª aulas: Aula expositiva no data show e desenvolvimento da atividade no laboratório de informática utilizando o Word;
- 5ª e 6ª aulas: Conclusão das atividades no laboratório de informática e desenvolvimento de resenha crítica dos alunos.


1.7 Recursos:
- Caderno de desenho, régua, lápis, borracha, caneta para retro projetor, cartolina, lousa, giz, Datashow, Laboratório de Informática, sulfite, pen drive, máquina fotográfica, fita adesiva, o Caderno do Professor, pesquisa na internet.


1.8  Avaliação:
- Observação do desempenho dos alunos no decorrer das atividades;
- Avaliação dos trabalhos através de registro, analisando os avanços alcançados;
- Correção das atividades como momento de aprendizagem, atendendo as diferenças individuais;
- Deverá ter caráter formativo e reflexivo, pois possibilitará um processo contínuo de trabalho, dinamizando procedimentos, pensar práticas pedagógicas e didáticas, resultados que fornecerão subsídios para a programação de novos procedimentos


2.   RELATÓRIO
Nas duas primeiras aulas, as atividades foram voltadas á explicação e justificativa junto aos alunos, dos objetivos deste projeto, bem como sua avaliação. Também foi concretizada a atividade principal que se constituía primeiramente na fixação de dois desenhos da Arte Linear, a “Estrela” e o “Espiral”, que foram elaborados pela professora Eva, utilizando cartolina e caneta preta para retro projetor na lousa, e na elaboração destes desenhos pelos alunos.
Durante a introdução, realizada pelas professoras Cléo e Marisa, além de outros argumentos, foi exposto aos alunos, de que maneira a Arte Linear está presente no dia a dia de algumas outras escolas e como as atividades são propostas. Mas o nosso objetivo ali, seria a utilização das tecnologias para desenvolver no computador através do programa Word da Microsoft atividades artísticas que envolvam o papel da “Linha e Forma” na Arte e em todas as outras disciplinas como História, Geografia etc., dando assim o pontapé inicial para o desenvolvimento de outras atividades que envolvam o desenho utilizando programas de computador, inclusive mapas, gráficos etc.
Os alunos foram covidados a desenhar conforme as orientações da professora na lousa, utilizando seus cadernos de desenho, lápis, e régua. Porque seria necessário que eles desenvolvessem primeiramente no caderno de desenho para que obtivessem a ideia de como seria realizado no PC. Ao final da segunda aula, com algumas exceções, a maioria dos alunos já haviam desenhado a Estrela e o Espiral.
Na terceira aula, as professoras e alunos se dirigiram á sala de vídeo da escola, onde se localiza o Data show. Na introdução, foi relembrado aos alunos os objetivos, a avaliação e uma pequena explanação sobre o papel da “Linha e Forma” nas disciplinas do Currículo escolar. Demonstramos então, através do Data show, quais as ferramentas do programa Word da Microsoft que os alunos deveriam utilizar para realizar os desenhos “Estrela e Espiral” durante as aulas que seriam realizadas no Laboratório de Informática. Os alunos foram convidados a desenvolverem no caderno de texto um pequeno resumo de tudo o que eles haviam observado, inclusive o nome das ferramentas do Word que usariam posteriormente. Na quarta aula nos dirigimos ao Laboratório de Informática e então, através das orientações da professora Eva os alunos puderam desenvolver o primeiro desenho da Arte Linear denominado “Estrela”.
Na quinta e sexta aulas, novamente no Laboratório de Informática, os alunos desenvolveram o segundo desenho denominado “Espiral”. Ao término deste desenho, nos dirigimos à sala de aula para as conclusões finais deste projeto que se constituía na realização de uma “resenha crítica” pelos alunos sobre as últimas aulas: O que mais gostaram de fazer e por quê? Quais as dificuldades encontradas? Sugestões para outros projetos.


3.  REGISTROS

Na sala de aula









 No Laboratório de Informática







 4. CONCLUSÃO
Após a aplicação deste projeto pudemos perceber que os alunos se sentiram muito a vontade para realizar as atividades propostas. Foi o início de uma série de outros projetos que poderão ser aplicados durante o ano letivo e que certamente contribuirão para a construção do conhecimento.
Pudemos perceber também que alunos que apresentavam dificuldades ou se recusavam a desenvolver as atividades no caderno de desenho, demonstraram maior interesse e nenhuma dificuldade no desenvolvimento destas atividades no PC, nos levando a acreditar que as atividades propostas em sala de aula podem ser mais produtivas se forem diferenciadas utilizando o computador da escola, se estes, é claro, apresentarem um bom funcionamento e se a escola contar com um número apropriado de PCs no Laboratório de Informática.
No demais, gostaríamos de pensar que essa será a escola do futuro, uma escola que domina as Tecnologias existentes e que ensina seus alunos a dominarem também. Com responsabilidade, é claro. Porque através desta responsabilidade é que então chegaremos ao objetivo principal do Currículo, que é formar cidadãos cientes de seus direitos e deveres, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.



REFERÊNCIAS

CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf> Acesso em: 20 mai 2013.
ARTE linguagens, códigos e suas tecnologias. Caderno do professor. Ensino Fundamental 6ª série, volume 1.
ARTE LINEAR. Colégio Militar Arte - 7º - anos. Blog construído pela professora Maria Lucia Lino Carneiro. Disponível em: <http://artelucia7.blogspot.com.br/2009/08/arte-linear_27.html> Acesso em: 1 mai 2013.
ARTE LINEAR. Assuntos da Ana. Profª Ana Maria Menchik Bocchese. <Disponível em: <http://assuntosdaana.blogspot.com.br/2010/03/composicao-abstrata-com-fios.html> Acesso em: 1 mai 2013.
ARTESIM. Arte Linear. Disponível em: <http://artessim.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html> Acesso em: 1 mai 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário