PROJETO PROINFO INTEGRADO
ARTE E TECNOLOGIA
Membros
do Grupo:
Cleuziregis
R. F. GiraldI
Eva
Nunes Idavino de Siqueira
Marisa
Aparecida Marques Silva
PROJETO PROINFO INTEGRADO
ARTE E TECNOLOGIA
1. PLANO DE AULA
1.1 Tema:
Arte
e Tecnologia
1.2 Justificativa:
As
tecnologias fazem parte do dia a dia da maioria das crianças, jovens e
adolescentes que frequentam as escolas. Podemos observar que eles não encontram
dificuldades no seu manejo, porém falta-lhes a competência e a responsabilidade
para que possam desfrutar dessas mesmas tecnologias em benefício próprio e como
ferramenta para construção do conhecimento. No Currículo da Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo, encontramos algumas proposições na disciplina
de Arte: Linguagens, códigos e outras tecnologias, precisamente no Caderno do
Professor e do Aluno, as competências e habilidades necessárias que serão
desenvolvidas durante o ano letivo. Portanto, é imprescindível que a disciplina
de Arte, auxiliadas pelo uso correto das tecnologias, encontre os meios
necessários para despertar nos alunos o uso correto dos aparelhos tecnológicos
que se encontram em seu poder.
1.3 Objetivos:
Em
conformidade com o Currículo da SEE do Estado de São Paulo, esperamos
contemplar nos alunos as habilidades e competências adquiridas através das
aulas desenvolvidas, as quais se encontram:
- Compreender,
construir e ampliar conceitos sobre a linguagem do desenho e suas conexões com
as diferentes linguagens artísticas;
- Relacionar e
interpretar as potencialidades do desenho como registro;
- Operar com o desenho
como modo de pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se nas
diferentes linguagens artísticas.
Bem como:
- Criar nos alunos o
interesse de utilizar programas específicos de computador para o
desenvolvimento de aulas práticas de Arte e suas linguagens.
1.4 Público alvo:
Ensino Fundamental – Ciclo II
1.5
Metodologia:
1ª
e 2ª aulas:
- Expor aos alunos os objetivos e a
avaliação associados a este projeto;
- Introdução:
· O
que é Arte Linear?
· Alguns
aspectos e características do seu desenvolvimento;
· Por
que desenvolvê-la em sala de aula?
· Por
que desenvolvê-la no computador;
· Demonstrar
algumas formas de arte linear através de imagens fixadas no quadro negro.
- Orientar o passo a passo do
desenvolvimento da atividade no caderno de desenho.
3ª e
4ª aulas:
- Utilizando o data show, demonstrar o
desenvolvimento de dois desenhos da Arte Linear, através da exposição do
programa Word da Microsoft e quais ferramentas disponibilizadas neste
programa que ajudarão os alunos a desenvolver a atividade.
- No laboratório de informática,
acompanhar e orientar os alunos no desenvolvimento do primeiro desenho,
intitulado “estrela”, utilizando o programa Word da Microsoft. Orientar o
processo de “salvar como” para que os trabalhos sejam armazenados no pendrive
de cada aluno.
5ª e
6ª aulas:
- Ainda utilizando o laboratório de
informática, orientar os alunos no desenvolvimento do segundo desenho,
intitulado “espiral”;
- Salvar os documentos no pendrive,
encaminhá-los para a impressão;
- Orientar o desenvolvimento da resenha
crítica pelos alunos;
- Avaliação e exposição dos trabalhos
imprimidos nos painéis da escola.
1.6 Cronograma:
Seis
aulas de 50 min. cada:
- 1ª e 2ª aulas:
Introdução, explicação dos objetivos e da avaliação junto aos alunos e desenvolvimento
da atividade no caderno de desenho;
- 3ª e 4ª aulas: Aula
expositiva no data show e desenvolvimento da atividade no laboratório de
informática utilizando o Word;
- 5ª e 6ª aulas:
Conclusão das atividades no laboratório de informática e desenvolvimento de
resenha crítica dos alunos.
1.7 Recursos:
- Caderno de desenho, régua, lápis, borracha,
caneta para retro projetor, cartolina, lousa, giz, Datashow, Laboratório de
Informática, sulfite, pen drive, máquina fotográfica, fita adesiva, o Caderno
do Professor, pesquisa na internet.
1.8 Avaliação:
- Observação do
desempenho dos alunos no decorrer das atividades;
- Avaliação dos
trabalhos através de registro, analisando os avanços alcançados;
- Correção das
atividades como momento de aprendizagem, atendendo as diferenças individuais;
- Deverá ter caráter
formativo e reflexivo, pois possibilitará um processo contínuo de trabalho,
dinamizando procedimentos, pensar práticas pedagógicas e didáticas, resultados
que fornecerão subsídios para a programação de novos procedimentos
2. RELATÓRIO
Nas
duas primeiras aulas, as atividades foram voltadas á explicação e justificativa
junto aos alunos, dos objetivos deste projeto, bem como sua avaliação. Também
foi concretizada a atividade principal que se constituía primeiramente na
fixação de dois desenhos da Arte Linear, a “Estrela” e o “Espiral”, que foram elaborados
pela professora Eva, utilizando cartolina e caneta preta para retro projetor na
lousa, e na elaboração destes desenhos pelos alunos.
Durante
a introdução, realizada pelas professoras Cléo e Marisa, além de outros
argumentos, foi exposto aos alunos, de que maneira a Arte Linear está presente
no dia a dia de algumas outras escolas e como as atividades são propostas. Mas
o nosso objetivo ali, seria a utilização das tecnologias para desenvolver no
computador através do programa Word da Microsoft atividades artísticas que
envolvam o papel da “Linha e Forma” na Arte e em todas as outras disciplinas
como História, Geografia etc., dando assim o pontapé inicial para o
desenvolvimento de outras atividades que envolvam o desenho utilizando
programas de computador, inclusive mapas, gráficos etc.
Os
alunos foram covidados a desenhar conforme as orientações da professora na
lousa, utilizando seus cadernos de desenho, lápis, e régua. Porque seria
necessário que eles desenvolvessem primeiramente no caderno de desenho para que
obtivessem a ideia de como seria realizado no PC. Ao final da segunda aula, com
algumas exceções, a maioria dos alunos já haviam desenhado a Estrela e o
Espiral.
Na
terceira aula, as professoras e alunos se dirigiram á sala de vídeo da escola,
onde se localiza o Data show. Na introdução, foi relembrado aos alunos os
objetivos, a avaliação e uma pequena explanação sobre o papel da “Linha e Forma”
nas disciplinas do Currículo escolar. Demonstramos então, através do Data show,
quais as ferramentas do programa Word da Microsoft que os alunos deveriam
utilizar para realizar os desenhos “Estrela e Espiral” durante as aulas que
seriam realizadas no Laboratório de Informática. Os alunos foram convidados a
desenvolverem no caderno de texto um pequeno resumo de tudo o que eles haviam
observado, inclusive o nome das ferramentas do Word que usariam posteriormente.
Na quarta aula nos dirigimos ao Laboratório de Informática e então, através das
orientações da professora Eva os alunos puderam desenvolver o primeiro desenho
da Arte Linear denominado “Estrela”.
Na
quinta e sexta aulas, novamente no Laboratório de Informática, os alunos
desenvolveram o segundo desenho denominado “Espiral”. Ao término deste desenho,
nos dirigimos à sala de aula para as conclusões finais deste projeto que se
constituía na realização de uma “resenha crítica” pelos alunos sobre as últimas
aulas: O que mais gostaram de fazer e por quê? Quais as dificuldades
encontradas? Sugestões para outros projetos.
3. REGISTROS
Na
sala de aula
Após
a aplicação deste projeto pudemos perceber que os alunos se sentiram muito a
vontade para realizar as atividades propostas. Foi o início de uma série de
outros projetos que poderão ser aplicados durante o ano letivo e que certamente
contribuirão para a construção do conhecimento.
Pudemos
perceber também que alunos que apresentavam dificuldades ou se recusavam a
desenvolver as atividades no caderno de desenho, demonstraram maior interesse e
nenhuma dificuldade no desenvolvimento destas atividades no PC, nos levando a
acreditar que as atividades propostas em sala de aula podem ser mais produtivas
se forem diferenciadas utilizando o computador da escola, se estes, é claro,
apresentarem um bom funcionamento e se a escola contar com um número apropriado
de PCs no Laboratório de Informática.
No demais,
gostaríamos de pensar que essa será a escola do futuro, uma escola que domina
as Tecnologias existentes e que ensina seus alunos a dominarem também. Com
responsabilidade, é claro. Porque através desta responsabilidade é que então
chegaremos ao objetivo principal do Currículo, que é formar cidadãos cientes de
seus direitos e deveres, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.
REFERÊNCIAS
CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino
Médio. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf>
Acesso em: 20 mai 2013.
ARTE linguagens, códigos e suas
tecnologias. Caderno do professor. Ensino Fundamental 6ª série, volume 1.
ARTE LINEAR. Colégio Militar Arte - 7º -
anos. Blog construído pela professora Maria Lucia Lino Carneiro. Disponível em:
<http://artelucia7.blogspot.com.br/2009/08/arte-linear_27.html> Acesso
em: 1 mai 2013.
ARTE LINEAR. Assuntos da Ana. Profª Ana
Maria Menchik Bocchese. <Disponível em: <http://assuntosdaana.blogspot.com.br/2010/03/composicao-abstrata-com-fios.html>
Acesso em: 1 mai 2013.
ARTESIM. Arte Linear. Disponível em: <http://artessim.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html>
Acesso em: 1 mai 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário